sábado, 6 de dezembro de 2008

E la vem o Mestre!

CAPITU - Novo trabalho do mestre Luis Fernando Carvalho. Micro-série em 5 capítulos baseada no livro homônimo de Machado de Assis.Luis Fernando Carvalho estudou arquitetura e letras. Gostando de desenhar desde criança, fez durante a adolescência trabalhos de desenho em jornais e revistas. Aos 18 anos fez seus primeiros trabalhos em cinema, ainda como estágiário. Pouco depois começou a trabalhar no nucleo Usina de teledramaturgia da Rede Globo de televisão, onde conheceu o diretor de fotografia Walter Carvalho com quem realizou diversos trabalhos desde então. Em 1986, escreveu e dirigiu o curta metragem "A espera", baseado no livro "Fragmentos de um discurso amoroso" de Roland Barthes. Esse filme recebeu os prêmios de Melhor Filme, melhor atriz (Marieta Severo) e melhor fotografia (Walter Carvalho) no Festival de Gramado, melhor curta metragem (Concha de Oro) no Festival de San Sebastian, Espanha e o Prêmio Especial do Juri no Festival de Ste Therèse, Canadá.
(...)
Realiza então o seu primeiro longa metragem "Lavoura Arcaica"'(2001), também com fotografia de Walter Carvalho. No elenco estão Selton Mello, Raul Cortez, Simone Spoladore e Juliana Carneiro da Cunha. Disposto a manter a máxima fidelidade ao revolucionário estilo narrativo de Raduan Nassar, decide fazer o filme sem roteiro prévio, apoiado inteiramente no texto do livro. Para isso realiza um intenso trabalho de preparação de atores que conviveram por quatro meses em uma fazenda. Após as filmagens, e depois de resolver problemas de financiamento, consegue finalizar seu filme, tendo sido ele mesmo o montador e editor de som. O filme fez sucesso de crítica e Carvalho foi muito elogiado como um dos mais importantes diretores de cinema do Brasil. Lavoura arcaica teve uma carreira bem sucedida em diversos festivais internacionais, tendo recebido mais de vinte prêmios.Em 2001, enquanto finalizava Lavoura arcaica, dirigiu a minissérie "Os Maias", baseada no romance homônimo de Eça de Queirós. Em 2005 produziu a minissérie Hoje é dia de Maria, que foi comparado a Lavoura arcaica por ter uma linguagem inovadora para uma minissérie de televisão.
Em 2007, dirigiu a série A Pedra do Reino, exibida na TV Globo e baseada no "Romance d'a Pedra do reino e o príncipe do sangue do vai-e-volta", de Ariano Suassuna. Com cinco episódios e cerca de quatro horas de duração, a série foi gravada na cidade de Taperoá, onde o escritor passou sua infância.
Viaje um pouco mais, vale muito a pena, sou viciado nessa droga!

Um comentário:

Gisele Coutinho disse...

passei pra dizer q leio sempre. que gosto muito.
abraço.