sábado, 27 de dezembro de 2008

Celebridades disputam posse de B. Obama

Celebridades americanas estão disputando entre si uma oportunidade de participar da cerimônia de posse de Barack Obama, no dia 20 de janeiro. Mas, com 4 milhões de pessoas se organizando para ir ao evento em Washington, muitos ainda estão sem garantias de que conseguirão um ingresso.

Segundo reportagem publicada pelo jornal "The Daily Telegraph", atores e cantores querem participar das apresentações programadas para a cerimônia. Os que não vão se apresentar, imploram, assim como membros do Congresso e público em geral, para conseguirem uma entrada.

(...)

No entanto, para o dia da posse, assessores do presidente eleito defenderam a participação de astros na cerimônia de posse. A equipe está tentando levantar fundos de cerca de US$ 50 milhões para a festa, que vai incluir oito apresentações. O evento, pela primeira vez, será transmitido pelo canal de música MTV.

A cantora Beyoncé se ofereceu para cantar, assim como seu marido, Jay-Z. Entre outras participações estarão a da atriz Jennifer Hudson e dos cantores britânicos Elvis Costello e Leona Lewis.

Público recorde

Funcionários federais e distritais estão se preparando para receber 4 milhões de pessoas no National Mall, em Washington, para a posse de Obama. Até hoje, o maior evento realizado no local reuniu 1 milhão de pessoas.

Apenas uma pequena parcela deste público vai estar perto o suficiente para assistir à cerimônia, mas organizadores estão planejando colocar grandes telões ao longo da avenida Pensilvânia, onde acontecerá o desfile, para que o público possa fazer parte do dia histórico.

As proporções do evento estão sendo preparadas para encaixar a um estilo já demonstrado por Barack Obama, que gosta de reunir multidões. Em agosto passado, em Denver, ele aceitou a indicação do Partido Democrata para ser candidato à Presidência com um discurso feito a 84 mil pessoas. Na noite da eleição, Obama reuniu 200 mil em um parque no centro de Chicago.

A posse de Lyndon Johnson foi a que reuniu o maior número de pessoas no National Mall -- 1,2 milhão. Naquela época, 1965, o juramento era feito em uma parte mais reservada à leste do Capitólio.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: